Descrição
O BAPHORAU é um Sarau Baphônico que propõe apresentar formas artísticas de saber, cuidado e saúde no e do corpo, para além das normas acadêmico-científicas mais tradicionais. É um espaço vital de cuidado e de combate, uma provocação à produção de conhecimento hegemônica na saúde através da mostra de ilustrações, danças, poesias, podcasts, documentários, fotografias, bate-papos, rodas de conversas, vídeos, músicas etc… Tudo que há de artístico e diverso na produção de saberes e saúde no dia-a-dia.
EDIÇÃO DE 2020
A segunda edição do BAPHORAU foi dedicada ao luto, à luta e à memória em tempos de COVID-19. Ocorrerá na dobra ciberespacial da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), entre os dias 02 e 06 de novembro de 2020.
Luto e Memória na pandemia – Resistência indígena frente ao novo coronavírus
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizou atividade síncrona “Resistência indígena frente ao novo coronavírus”, em que conhecemos um pouco mais sobre a campanha Rio Negro, nós cuidamos! realizada por mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira (AM), como forma de garantir o resguardo (isolamento domiciliar) da população rionegrina. Também conhecemos o ilustrador de duas cartilhas produzidas para as pessoas do Rio Negro, uma que aborda especificamente o coronavírus e, a outra, a violência doméstica e sexual no período de pandemia. Ainda, foi realizada uma homenagem ao artista plástico Feliciano Lana de etnia Desana, que faleceu em abril devido a Covid-19. Para encerrar, tivemos uma mesa que discutiu os impactos da Covid-19 entre os Katokin (sertão, AL) e os Guarani (Parelheiros, SP).