Por Camila Montagner*
O projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim-do-mundo realiza a última edição de 2025 dos Quintais Cosmopolíticos para debater práticas de cuidado anticoloniais. Com inspiração no conceito de autodefesa como forma de cuidado da filósofa e artista Denise Ferreira da Silva, esta edição convida mulheres à frente de movimentos sociais para uma conversa sobre como suas práticas de cuidado e enfrentamento fazem de presentes ameaçados possíveis. A décima edição dos Quintais Cosmopolíticos será realizada no dia 13 de novembro às 18h na sala Diógenes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
Para compor a mesa, foram convidadas Helena SIlvestre, da Escola Feminista Abya Yala; Vilma Martins, das Mulheres do Grupo de Agricultura Urbana (GAU) do bairro paulistano de União de Vila Nova; Fabiana Alvez Ferreira, dos agentes de preservação do Coletivo Mulheres da Luz; Dandara Baldez, mestra de capoeira do Centro Tradições Vivas Canzuá; Denise Luz, do Ervário Caiçara; e a professora da FSP-USP, Mônica Mendes Gonçalves.
Os Quintais são parte da agenda do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo, e vêm organizando encontros na Faculdade de Saúde Pública da USP desde 2024. O evento será transmitido canal do Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde no YouTube.

*Com informações de Letícia Maria Gil.






