Parceria entre FFLCH e FSP traz para a USP debates sobre economias sexuais, cuidado e marcadores sociais da diferença

Por Camila Montagner

Entre os dias 8 e 11 de dezembro a USP sediará o evento “Economias sexuais, cuidado e marcadores sociais da diferença”. A programação conta com mesas redondas, grupo de trabalho, um workshop, uma palestra e a festa de encerramento. As atividades são abertas ao público e se dividem entre as faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) e de Saúde Pública (FSP).

Na segunda-feira, dia 08/12 às 19h, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laura Murray, coordena um workshop no auditório 8 da FFLCH de “Percursos metodológicos, audiovisuais e colaborativos em contextos de economias sexuais”. Na terça-feira, terá início a partir das 9h na FSP a sessão “Práticas de trabalho e escrita” do grupo de trabalho, com um debate entre a professora Laura Murray (UFRJ) e a cientista política Carolina Bonomi (Unicamp), mediado por Tita (Mecila/Pagu-Unicamp).

Também na terça-feira, dia 09/12, às 19h, o anfiteatro Paula Souza da FSP recebe a primeira mesa do evento sobre “Trabalho sexual, processos de criminalização e marcadores sociais da diferença”. Compõem a mesa Betânia Santos, da Associação Mulheres Guerreiras (Campinas); Guira, ativista sexual; Soila Mar, do Núcleo de Estudos da Prostituição (Porto Alegre); Patrícia Rodrigues, mobilizadora; e a mediação de Tita, do Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila)/Núcleo de Estudos de Gênero Pagu-Unicamp.

Na quarta-feira, dia 10/12, às 9h, começa a sessão “Processos de criminalização e disputas de território” do grupo de trabalho na FSP, que contará com debate entre Tita (Mecila/Pagu-Unicamp) e Amanda Calábria (UNIRIO) mediado por Juno Ferreira (USP). À tarde, às 14h, no anfiteatro Paula Souza da FSP, acontece a palestra da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Paula da Silva, intitulada “Economias sexuais em perspectiva antropológica”. A mediação fica por conta de Sil Nascimento, professore da USP.

À noite, a programação se estende com a mesa “Trabalho sexual, saúde e direitos humanos”, composta pela professora da Universidade São Francisco, Fabiana Rodrigues; Fernanda Costa, da FC Moda Trans e Fabiana Ferreira, agente de prevenção do Coletivo Mulheres da Luz. O professor da USP, José Miguel Nieto Olivar, será o mediador desse encontro que terá início às 19h no anfiteatro Paula Souza da FSP.

Na quinta-feira, dia 11/12 às 9h, começa na FSP a sessão “Moralidades em disputa” do grupo de trabalho, com Ana Carolina Braga Azevedo (USP) mediando o debate de Thaddeus Bianchette (UFRJ) e Ana Paula da Silva (UFF).  Às 19h, o evento se encerra com a Puta Festa.

A mesa 1, a mesa 2, a palestra e o workshop terão transmissão online pelo YouTube do Coletive de Pesquisa em Antropologia da Saúde da FSP-USP. Organizado pelo projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim-do-Mundo com o Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP), o evento é uma iniciativa de discentes do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS-USP).